A História da Metrologia

A Verificação de Pesos e Medidas é muito antiga no País, já no tempo da Monarquia se verificavam os pesos e medidas.
O serviço de Metrologia surge por adaptação do serviço de Aferição de Pesos e Medidas.
Em 20 de Maio de 1875, foi assinada por Portugal a Convenção do Metro.

O Sistema Métrico Decimal entrou definitivamente em Portugal em 1926, pois até aí, tivemos em paralelo os dois sistemas, (antigo e decimal), por isso ainda hoje ouvimos falar de arráteis, côvados, varas, cabaços, canadas, etc.

EVOLUÇÃO DA METROLOGIA:

Ao longo dos tempos, a definição de Metrologia não tem sido questão totalmente pacífica. Entendiam alguns que a Metrologia constituía um “domínio dos conhecimentos relativos à medição”. Outros, apoucando a Metrologia, sugeriam que era um conjunto de técnicas que «assessoravam» a instrumentação!

Mas há muito que a Metrologia ultrapassou a fase de ser considerada como um domínio do conhecimento dentro da instrumentação ou conjunto de conhecimentos abrangendo várias ciências. Nos tempos que decorrem já é reconhecida como uma verdadeira ciência, embora recorrendo a muitas outras, como é normal em todos os outros domínios e ciências.

Ainda hoje é possível verificar à entrada de algumas fortificações (que protegiam cidades), uma marca gravada na pedra que servia de padrão de comprimento para os negócios que decorressem naquela urbe.

Padrão do Côvado da Igreja da Misericórdia do Sabugal. Séc. XIV (Museu do IPQ)

Padrão do Côvado da Igreja da Misericórdia do Sabugal. Séc. XIV (Museu do IPQ)

As Cinco Definições do Metro:

1ª Definição do metro (1793)

  • Décima milionésima parte do quarto do meridiano terrestre que passa por Paris.

2ª Definição do metro (1799)

  • Distância entre os topos de uma barra de platina a 0 °C.

3ª Definição do metro (1889)

  • Distância entre dois traços centrais marcados numa barra de platina iridiada, de secção em “X”, à temperatura de 0 ºC.

4ª Definição do metro (1960)

  • Comprimento igual a 1 650 763,73 comprimentos de onda, no vazio, da radiação correspondente à transição entre os níveis 2p e 5d do átomo de cripton-86.

5ª Definição do metro (1983)

  • O metro é o comprimento do trajecto percorrido pela luz no vazio durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do segundo.

CONTROLO DIMENSIONAL:

O controlo de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas apenas nas últimas décadas tem vindo a ocupar a importante posição que lhe cabe.

O aparecimento de sistemas de medição tridimensional significa um grande passo nessa recuperação e traz importantes benefícios, tais como o aumento da exatidão, economia de tempo e facilidade de operação, especialmente depois da incorporação de sistemas de processamento de dados.

Em alguns casos, constatou-se que o tempo de medição gasto com instrumentos de medição convencionais, ficou reduzido a um terço com a utilização de uma máquina de medir coordenadas tridimensional MMC manual sem computador, e a um décimo com a incorporação do computador.

TWITTER

Loading